A verdade é que me apeteceu. E depois de me apetecer, fiz. Sempre acompanhada da mesma questão, sempre com a mesma dúvida, sempre a perguntar-me porquê?, e logo uma coisa qualquer, por detrás da cortina transparente da janela, e porque não? Seria uma voz, ainda que não se ouvisse? Não. Era, muito provavelmente, só uma coisa qualquer que não sabia o que dizia. Ainda assim, segui-a. Se é para ficar, para alimentá-lo todos os dias na tentativa de crer que algo válido, se é para o encher com reflexões que valham a pena, ainda não decidi. A verdade é que me apeteceu e fiz. Não sei porquê, nem porque não, mas curiosamente esse facto não é inquietante e, arrisco confessar, confere-me até uma sórdida liberdade. Veremos...
Por dulce surgy

Os top's

Hoje no livros e afins podemos encontrar a referência a este artigo do Expresso.
Aproveito na integra as palavras de Alessandro Martins:
Oooooutra lista. Esta feita pela Newsweek Todo o mundo adora ir riscando os que já leu, os que não gosta, aqueles de que discorda… enfim. Todo o mundo ama, todo o mundo odeia “listas de melhores livros”. Eu sugiro que façam uma lista das 100 melhores listas de 100 melhores livros do mundo, tirem um denominador comum e tentem chegar a algo mais definitivo. Ah… isso sem falar que, normalmente, quem faz as listas de maior abrangência esquece que há autores em outras línguas que não o inglês, o alemão e o francês. Enfim, pra encerrar mesmo… nunca leve uma lista tão a sério.
Quanto à sua sugestão, claro que não reuni 100, mas visitei algumas e quem tiver curiosidade pode consultar esta (elaborada por 100 escritores de 54 países), esta (publicada num jornal brasileiro) ou esta (pela revista Time). Não é preciso muito esforço para perceber qual a mais abrangente e qual a mais autista...

De qualquer forma, há os que parecem obrigatórios (e que eu incluiria também numa lista minha), "O som e a fúria" de Faulkner ou "Mrs. Dalloway" de Virginia Woolf e aqueles que ninguém percebe o que fazem ali (nem vou fazer referência). Engraçado também é notar que, enquanto para uns "D. Quixote" é o melhor livro de sempre, para outros nem sequer obtém o 100º lugar!

Talvez valha a pena dar uma vista de olhos se tivermos a certeza qual a nossa lista dos melhores, caso contrário podemos ficar baralhados...

Sem comentários:

  • 4 (1)
  • 11 (4)
  • 10 (1)
  • 9 (2)
  • 8 (6)
  • 7 (15)
  • 6 (15)
Contador de visitas
:)